Na busca por entender melhor o cenário político atual e vislumbrar o futuro, o Jornal Capital Federal conversou com o deputado Joaquim Roriz Neto, representante do Partido Liberal no Distrito Federal, corregedor da CLDF e Procurador Especial da Juventude.
Jornal Capital Federal: Deputado, quais foram as principais ações do seu mandato em 2023 e quantas leis foram aprovadas?
Joaquim Roriz Neto: Dentre as principais ações, destacam-se a aprovação de leis voltadas ao combate à fome, a implementação do pagamento via Pix nos restaurantes comunitários e a criação de centros de tecnologia nas cidades, visando facilitar o trabalho remoto, além da ampliação do prazo do cartão do prato cheio para 12 meses. Tive quatro Projetos de Lei aprovados e duas leis sancionadas.
JCF: Qual foi a ação que mais o emocionou como parlamentar, que lhe deu a certeza de estar no caminho certo?
Joaquim Roriz Neto: A criação do jantar no “Rorizão” do Recanto das Emas por apenas 0,50 centavos foi uma iniciativa que me tocou profundamente e reforçou meu compromisso com as questões sociais.
JCF: O senhor é do mesmo partido que a deputada Bia Kicis. O senhor acha que ela está preparada para algum cargo majoritário em 2026?
Joaquim Roriz Neto: A deputada Bia Kicis é uma política preparada e pertence ao maior partido do Brasil. Certamente, ela seria uma excelente companheira de chapa para o atual governador, Ibaneis Rocha e a vice Celina Leão.
Jornal Capital Federal: Como você avalia o mandato do governador Ibaneis?
Joaquim Roriz Neto: Em uma escala de 0 a 10, daria nota 8. Houve avanços significativos na área de infraestrutura e projetos sociais. No entanto, a saúde ainda é uma lacuna crítica a ser preenchida, com questões como a falta de leitos e remédios, dentre outros, em grande parte decorrentes de gestões anteriores, como as de Rollemberg e Agnelo. Mas parabenizo o seu desempenho, que colocou o DF de volta na rota do crescimento.
JCF: Quem deve ser o candidato bolsonarista em 2026?
Joaquim Roriz Neto: Acredito que uma chapa com Tarcísio como candidato a presidente e Michele como vice seria uma opção sólida para os eleitores bolsonaristas.
JCF: O senhor acha que Bolsonaro será preso?
Joaquim Roriz Neto: A perseguição contra Bolsonaro é evidente, porém, mesmo que injustamente, a possibilidade de sua prisão não pode ser descartada.
JCF: Qual seria sua chapa ideal em 2026, incluindo nomes e partidos para governador, senador aqui no DF?
Joaquim Roriz Neto: Uma chapa vitoriosa deve contar com representantes de partidos como MDB, PP, PL, Republicanos e União. Nomes como Celina, Bia, Ibaneis e Fred seriam ideais para essas posições.
JCF: Qual sua principal missão para esse mandato?
Joaquim Roriz Neto: A principal missão deste mandato é a implementação do programa “Alimenta Brasília”, visando o retorno do programa de distribuição de pão e leite, uma necessidade urgente como testemunhei durante minha campanha.
JCF: O senhor pretende ser candidato em 2026?
Joaquim Roriz Neto: Seguirei o conselho da minha avó: serei candidato ao que o povo desejar, inclusive, se for o caso, a nada.
JCF: Qual seu sonho político para os próximos 20 anos?
Joaquim Roriz Neto: Isso está muito relacionado ao que a população do DF vai querer para mim. Quero dar continuidade ao legado do meu avô, Joaquim Roriz, e continuar a trabalhar pelo povo da nossa cidade. Meu sonho é acabar com a pobreza no DF.
JCF: Isso inclui ser governador do Distrito Federal?
Joaquim Roriz Neto: Estou em meu primeiro mandato e ainda é muito cedo para falar de um passo tão grande. Mas se for da vontade de Deus e do povo, pode ser um projeto para o futuro.
JCF: Um dos objetivos é?
Joaquim Roriz Neto: Garantir que todas as cidades tenham um “Rorizão” com café da manhã e jantar, além da construção do segundo “Rorizão” em Samambaia, como parte de nossa expansão.
Ele é o homem q Nois precisamos no df