GDF volta atrás e servidores federais no DF vão trabalhar até 17h da véspera do feriado

Dia que seria considerado ponto facultativo é retificado após publicação no Diário Oficial da União

Paulo Cesar Sampaio
Por Paulo Cesar Sampaio 3 Min Leitura
3 Min Leitura
Imagem: Arquivo/Agência Brasil
ouça o post

O governo federal surpreendeu os servidores públicos nesta segunda-feira ao anunciar a reversão de uma decisão anterior, que declarava a véspera do feriado de 7 de Setembro como ponto facultativo. Com a mudança, os servidores federais lotados na Esplanada dos Ministérios e no Palácio do Planalto agora deverão trabalhar até as 17h na próxima quarta-feira, 6 de setembro.

A reviravolta na medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e pegou muitos funcionários de surpresa. Na última sexta-feira, o governo havia divulgado a intenção de tornar o dia facultativo, mas justificou a mudança alegando a necessidade de concluir a estrutura do desfile e implementar medidas de segurança na região.

Ministério Justifica

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela decisão, informou que a mudança visa garantir o pleno funcionamento das atividades relacionadas ao desfile cívico e assegurar a segurança no local. No entanto, a pasta ressaltou que nos demais dias da semana, com exceção do feriado de 7 de Setembro, o expediente seguirá normalmente.

Por outro lado, os servidores do governo do Distrito Federal, até o momento da publicação desta matéria, mantêm o ponto facultativo na véspera do feriado, como anunciado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

Além disso, para a organização do desfile em comemoração ao Dia da Independência, o trânsito na Esplanada dos Ministérios será interrompido a partir das 21h de quarta-feira. O bloqueio ocorrerá entre a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar.

Trecho Suspenso

A partir das 6h de quinta-feira, o trecho entre o 1º Grupamento do CBMDF, passando pela L4 Sul, até as proximidades da Ponte JK (sentido Plano Piloto – Lago Sul), será suspenso para abrigar os veículos blindados que participarão do desfile.

Durante o evento, tanto as vias N3 quanto as S2 permanecerão desobstruídas, bem como o Buraco do Tatu, uma significativa via de conexão entre a Asa Sul e a Asa Norte, situada nas proximidades da Catedral.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights