Brasília é a segunda cidade do Brasil que mais emplacou veículos leves eletrificados no primeiro semestre de 2023, ficando atrás apenas de São Paulo e superando capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Foram 2.008 emplacamentos no período, segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Com o objetivo de estimular ainda mais a eletromobilidade no Distrito Federal, o governo firmou um novo acordo de cooperação técnica com a Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI). Entre as atribuições está a reativação dos postos públicos de recarga de veículos elétricos que foram instalados em prédios públicos do DF em 2019, quando a cidade recebeu o projeto-piloto VEM DF que disponibilizou veículos elétricos e eletropostos para servidores do GDF pré-cadastrados.
Ao todo, são 35 equipamentos espalhados pela cidade (veja abaixo). Serão religados os que estavam desativados – apenas 12 não estavam em funcionamento – e outros serão realocados para áreas com maior demanda. A utilização dos carregadores será gratuita e disponível para toda a população.
“Já tínhamos esses pontos existentes. Alguns estavam em pleno funcionamento, mas estamos religando todos eles e vamos fazer um mapa de calor para verificar quais são mais utilizados e quais são os menos para realocar para onde há maior demanda. Nossa intenção é ampliar a oferta e permitir que a população fique estimulada a adquirir mais veículos elétricos e híbridos”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Amaral.
Segundo o gerente de Novos Negócios da ABDI, Tiago Faierstein, a intenção é melhorar a infraestrutura do carregamento criada no programa VEM DF. “Isso está sendo realizado aos poucos, com a manutenção e a reativação dos eletropostos. Agora estamos fechando um acordo com a iniciativa privada para que, entre os 35 eletropostos do DF hoje, alguns sejam remanejados para locais de melhor circulação”, explica.
Além da melhoria da infraestrutura existente, o acordo engloba uma série de atividades conjuntas visando promover o desenvolvimento da mobilidade elétrica no DF por meio de estudos, intercâmbios de informação e experiências. “É um acordo para fomentar a eletromobilidade em Brasília, para a criação conjunta de uma série de ações para que a cidade continue sendo a capital do veículo elétrico”, completa Faierstein.
Incentivo sustentável
Essa é apenas mais uma ação do governo neste sentido. Em 2021, o GDF sancionou a Lei nº 7.028 que isenta o pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos elétricos e híbridos no Distrito Federal.
“O governo quer fomentar a ideia da eletromobilidade primeiro porque temos redução da emissão de gases poluentes. Em segundo, porque traz economia para a população com combustível, manutenção e até com o IPVA após a alteração legislativa que permite a isenção do IPVA”, afirma Amaral.
Durante o projeto piloto, entre outubro de 2019 e dezembro de 2022, foram realizadas 13.404 viagens com os veículos pelos 602 usuários cadastrados, 17.43 toneladas de emissões evitadas e 5.161,6 litros de combustível economizados.
Segundo o secretário, a pasta trabalha para firmar uma parceria com o Departamento de Trânsito (Detran-DF) para a instalação de carregadores de motos elétricas em estacionamentos públicos.
Veja onde estão os pontos públicos de recarga de veículos elétricos e híbridos:
- Administração Regional de Águas Claras (Rua Manacá)
- Administração Regional de Brazlândia (Setor Tradicional Q. 16)
- Administração Regional de Ceilândia (QNM 13, Módulo B)
- Administração Regional do Guará (QE 25)
- Administração Regional do Paranoá (Praça Central, Lt. 1)
- Administração Regional de Planaltina (Avenida Uberdan Cardoso)
- Administração Regional do Plano Piloto (SBN Quadra 2 Bloco K)
- Administração Regional do Riacho Fundo (AC 3 CLN 7 Bloco A)
- Administração Regional de Samambaia (Centro Urbano)
- Administração Regional de Sobradinho (Quadra Central Lote A)
- Administração Regional do Sudoeste (SIG Quadra 6)
- Administração Regional do Varjão (Quadra 1, Conj. D, Lote 1)
- Administração Regional de Vicente Pires (Rua 4A Travessa 4)
- Administração Regional da Fercal (DF 150 km 12 Rua 2)
- Administração Regional do Lago Norte (CA 5)
- Administração Regional do Lago Sul (AE 1, QI 11)
- Administração Regional de São Sebastião (Quadra 101)
- Administração Regional de Taguatinga (Praça do Relógio Lote A)
- Câmara dos Deputados – Anexo IV Congresso Nacional (Estacionamento do Anexo IV)
- Ceasa – Centrais de Abastecimento do DF (Estacionamento interno – SIA Trecho 10)
- Codhab – Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (SCS Quadra 6)
- Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (AENW 3, Lote A)
- FAP – Fundação de Apoio à Pesquisa (Granja do Torto, Lote 4)
- Fundação Jardim Zoológico de Brasília (Avenida das Nações, Via L4)
- HFA – Hospital das Forças Armadas (Estacionamento interno – Setor Sudoeste)
- Ministério da Ciência e Tecnologia (Bloco E, Zona Cívico-Administrativa)
- Novacap (Estacionamento interno – Setor de Áreas Públicas Lote B)
- Palácio do Buriti P-1 (Praça do Buriti)
- Palácio do Buriti P-2 (Praça do Buriti)
- Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek (Estacionamento 13)
- Reciclotech – Gama (Quadra 6, Lote 20)
- Secretaria de Segurança Pública (Estacionamento – SDN)
- Secretaria de Saúde – Parque de Apoio (SGAP Lote G AE)
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SCS 6 A)
- TRF – Tribunal Regional Federal (Praça dos Tribunais Superiores)