Dando continuidade à nossa reflexão na coluna anterior que trata da importância de se criar um equilíbrio entre a leitura em telas de computadores e livros físicos, trazemos a discussão sobre a importância da leitura. Em um mundo cada vez mais digital e multissemiótico, incentivar os jovens a se envolverem com a leitura é fundante para seu crescimento intelectual, emocional e social. A leitura não é apenas uma atividade escolar, mas sim um portal para o conhecimento, a empatia e o desenvolvimento pessoal.
Benefícios da leitura
Dentre os principais benefícios, deve-se considerar o quanto a leitura contribui para ampliar horizontes. Ao mergulhar nos mais diferentes gêneros textuais, literários ou não, crianças e adolescentes são expostos a uma diversidade de ideias, culturas, épocas e perspectivas de mundo. Isso estimula sua imaginação, ensina-lhes a pensar criticamente e os ajuda a compreender melhor a realidade que os rodeia. Visitando as páginas dos livros, eles podem conhecer contextos extraordinários e vivenciar situações que talvez nunca encontrem na vida cotidiana.
Por outro lado, a leitura pode promover a identificação emocional do leitor com os personagens e suas experiências, gerando uma maior compreensão pelas próprias emoções, assim como a empatia pelas emoções alheias. Isso o torna mais apto a estabelecer relações interpessoais positivas e acolhedoras, a lidar com conflitos, além de ampliar as possibilidades de compreender melhor as diferentes formas de ver e de viver, estimulando o respeito pela diversidade e a sua aceitação.
Além disso, o hábito de leitura impacta diretamente na aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de múltiplas competências como a desenvoltura do uso da linguagem; a concentração; a definição de um estilo pessoal de comunicação; a articulação e a argumentação das ideias e a ampliação de conhecimentos gerais. Em síntese, a leitura é uma ferramenta poderosa que molda o desenvolvimento global de crianças e adolescentes, assegurando as condições para a aquisição de conhecimento nas mais diversas áreas.
Gosto pela leitura
Ao cultivar o gosto pela leitura desde cedo, pais, educadores e a sociedade como um todo desempenham um papel vital ao promover e incentivar a leitura entre as crianças e os jovens, garantindo que eles colham os benefícios diversificados desse hábito ao longo de suas vidas. Para isso, pode-se recorrer a ações como criar uma atmosfera de leitura em casa, reservando um tempo para ler com as crianças todos os dias; promover visitas regulares a bibliotecas, livrarias e eventos literários; incentivar a escolha de livros, além de estimular as crianças e os adolescentes a usar recursos digitais para atividades de leitura, que lhes permitam atuar como coautores ao partilharem das ideias dos autores.