Nossa coluna desta semana parte da notícia de que a Suécia recuou na digitalização de escolas após resultados negativos nas avaliações de seus alunos. As autoridades suecas concluíram que a digitalização da sala de aula pode criar verdadeiros analfabetos funcionais com dificuldades graves de leitura e compreensão de textos.
A esse respeito, é preciso lembrar que a digitalização das escolas no mundo foi um processo que se acelerou, principalmente, devido à pandemia de COVID-19. Com a necessidade do ensino remoto, muitas escolas foram obrigadas a adotar novas tecnologias para continuar suas atividades. Isso levou a um aumento no uso de computadores, tablets e outros dispositivos eletrônicos em sala de aula.
Dentre os benefícios que essa digitalização das escolas tem trazido, podemos citar o maior acesso à informação; a personalização da aprendizagem com a adaptação do ensino às necessidades individuais de cada aluno e maior motivação dos alunos que aderem com maior facilidade às propostas que incluem tecnologias.
Para além dos benefícios, a digitalização das escolas também traz alguns desafios, como o fato de que nem todas as escolas têm a infraestrutura necessária para implementar a tecnologia em sala de aula; muitos professores mantêm alguma resistência para utilizar tecnologias digitais e a adoção de tecnologias pode ser cara para as escolas.
Críticas ao seu uso
À revelia desse aumento do uso de tecnologias digitais nas escolas, muitas são as críticas ao seu uso indiscriminado, incluindo a de que elas podem prejudicar o desenvolvimento da leitura. Alguns especialistas argumentam que os alunos que passam muito tempo usando dispositivos eletrônicos são menos propensos a ler livros, além de não conseguirem manter o foco no que leem, o que pode levar a uma diminuição da fluência, do vocabulário e da compreensão plena da leitura.
Apesar dos desafios e das críticas, não se pode negar a necessidade de se preparar as crianças e os adolescentes para lidar com um mundo nitidamente digitalizado. Com o planejamento e a capacitação adequados, as escolas podem usar a tecnologia para criar um ambiente de aprendizagem mais eficaz e envolvente, seja criando redes de aprendizagem e compartilhamento de informações ou possibilitando novas formas de aprender e ensinar por meio da utilização de formas mais envolventes e atraentes para os alunos.
É fundamental, portanto, que os pais e os professores estejam cientes dos potenciais riscos e benefícios do uso de tecnologias digitais para crianças e jovens. É seu papel incentivá-los a ler livros impressos, mas também orientá-los quanto ao uso das tecnologias digitais de forma responsável e produtiva. Equilíbrio é de fato a palavra de ordem nesse momento!