A importância do brincar para a aprendizagem

As brincadeiras possibilitam o desenvolvimento social das crianças que aprendem a se comunicar, a interagir, a compartilhar, a cooperar e a resolver conflitos

Sandra Mara Bessa
Por Sandra Mara Bessa  - Professora 3 Min Leitura
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Recorrer ao lúdico pressupõe compreender o brincar como uma forma natural de propiciar novas experiências Imagem: Adobe Stock
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O brincar é fundamental para a aprendizagem das crianças. E, ao contrário do que muitos pensam, o desenvolvimento infantil depende, e muito, dessas atividades tidas como meros passatempos. Por meio das brincadeiras, as crianças exploram o mundo ao seu redor, aprendem sobre si mesmas e sobre os outros, desenvolvem competências e habilidades físicas, sociais, emocionais e cognitivas.

Recorrer ao lúdico pressupõe compreender o brincar como uma forma natural de propiciar novas experiências para as crianças, as quais podem testar hipóteses, buscar soluções para problemas, exercitar a imaginação e a criatividade. Além disso, as brincadeiras possibilitam o desenvolvimento social das crianças que aprendem a se comunicar, a interagir, a compartilhar, a cooperar e a resolver conflitos.

Nesse sentido, como consequência da ampliação de seu repertório afetivo e social, as crianças desenvolvem sua autoestima, autoconhecimento e autoconfiança, passando a reconhecer suas características. As brincadeiras podem inclusive ajudar no desvelamento de aptidões das crianças que podem ser desenvolvidas ao longo de sua vida.

Brincar só traz benefício

Brincar de correr, subir, descer, pular, jogar bola instigam o raciocínio, a observação, a atenção e a concentração. Diminuem ainda problemas de saúde advindos do sedentarismo como a obesidade, o diabetes e a ansiedade. Ainda como ponto positivo, a realização de brincadeiras com atividades físicas aumenta o desempenho escolar; amplia o senso de responsabilidade; ajuda a compreender que é preciso seguir regras; evita o isolamento social e o consequente adoecimento mental advindo deste.

À medida que crescem e se ampliam as interações, amplificam-se também as aprendizagens e a criança é instada a lidar com sentimentos mais complexos, como as frustrações, com momentos de perdas e ganhos; o reconhecimento das diversidades e a necessidade de respeitá-las; os conflitos inesperados; as próprias limitações; a necessidade de ter empatia, colocando-se no lugar do outro.

Como se pode notar, pais e professores ocupam, dessa forma, um papel crucial na oferta de atividades lúdicas bem direcionadas que promovam aprendizagens significativas de uma forma bastante orgânica no cotidiano das crianças. Dentre as indicações que podem ser feitas para alcançar êxito nessa empreitada, destacam-se a oferta de diferentes brincadeiras, com brinquedos e materiais os mais variados quanto possível; o incentivo à brincadeira livre em espaços abertos; o uso de jogos e a interação com outras crianças.

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Posted by Sandra Mara Bessa Professora
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Gestora de projetos e especialista em Educação
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