Sempre falo aqui sobre a dificuldade que temos em equilibrar uma alimentação saudável durante épocas festivas, como a Festa Junina. Sei que pode parecer um desafio, especialmente quando somos tentados pelas comidas típicas, no entanto, reforço que com um pouco de atenção e planejamento, é possível aproveitar essas festividades sem comprometer a saúde física e mental.
Como explico para minhas pacientes em consultório, uma estratégia importante que acredito ser fundamental para toda a vida, para além dos momentos festivos, é buscar o equilíbrio entre os alimentos consumidos. É verdade que muitas das comidas típicas de festa junina são ricas em calorias, açúcares e gorduras, mas isso não significa que devemos evitá-las completamente. A chave está na moderação e na escolha de porções adequadas, de alimentos preparados de forma mais equilibrada.
É possível fazer algumas escolhas inteligentes que vão nos ajudar a aproveitar o momento com família, amigos e filhos sem restringir e entrar em um ciclo de culpa e frustrações. Por exemplo, minha sugestão é priorizar alimentos preparados de forma menos processada, como milho cozido, canjica com menos açúcar ou pipoca feita com pouco óleo. Evitar frituras em excesso, como pastéis e bolinhos de chuva, e optar por grelhados ou assados, como um espetinho, por exemplo, também pode ser uma alternativa.
Planejamento
Além disso, com o planejamento em mão, o dia que optar por ingerir essas comidas festivas, a alimentação do restante do dia deve ser equilibrada, rica em fibras, vitaminas e minerais. Incluir saladas, legumes, verduras e frutas frescas nas suas refeições é uma boa saída, uma vez que esses alimentos fornecem nutrientes importantes e ajudam a equilibrar a refeição, contribuindo para uma alimentação mais saudável e para maior sensação de bem-estar.
Outra estratégia valiosa é prestar atenção aos sinais do seu corpo. Esteja consciente de sua fome e saciedade. Evite comer em excesso apenas por estar na festa ou por impulso. Faça uma pausa para aproveitar os sabores, texturas, no momento de se alimentar. Minha dica principal é: permita-se desfrutar das comidas típicas com moderação e prazer. Lembre-se de que a comida vai além do valor nutricional, e é também um elemento cultural, afetivo e social importante, portanto aproveite essa época deliciosa para sorrir com amigos e abraçar as pessoas queridas.