O Erro Construtivo

Só erra quem está tentando acertar. E é essa tentativa que deve ser valorada como espaço de aprendizagens, potencialidades e crescimento pessoal e coletivo

Sandra Mara Bessa
Por Sandra Mara Bessa  - Professora 3 Min Leitura
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Condenar o erro significa condenar tentativas de acertoImagem: Reprodução
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A qualidade da educação brasileira esteve, durante longo período, associada a uma cultura do fracasso escolar, qual seja a crença de que bom professor seria aquele que muito reprova, pois exige mais de seus alunos. Atualmente, caminhamos em direção à cultura do sucesso, o que não pode significar aprovação pela aprovação, mas o redimensionamento de posturas que visem à melhoria consistente do ensino. Nesse contexto, o erro passa a ser parte integrante e necessária à aprendizagem, já que deixa de ser visto como indicador de fracasso e passa a indicar pistas para o redirecionamento da prática de ensino.

Errar é privilégio daquele que tenta aprender. Condenar o erro significa condenar tentativas de acerto, tentativas de construção significativa de aprendizagem. O medo de cometer gafes, de ser criticado pelo grupo ou mesmo pelo próprio professor, incide sobre muitos alunos de maneira extremamente perniciosa à sua aprendizagem, pois o acúmulo de dúvidas não só se torna impeditivo na aquisição de novos conhecimentos, como também incide negativamente em sua autoestima. E se a criança ou o adolescente não crê na possibilidade de aprender, como será possível que isto de fato aconteça?

O erro tem estigmatizado não só situações específicas de aprendizagem, como tem contribuído para a rotulação e classificação de alunos numa relação maniqueísta que separa bons e maus, competentes e incompetentes. O que esquecemos é que o erro só é visto como tal, em função de um padrão pré-estabelecido como correto. Esse padrão deve ser objetivado e o erro, portanto, considerado como possibilidade de alcançar esse objetivo.

A prática docente

Visto que um dos propósitos da avaliação é subsidiar a prática docente, não podemos refutar o valor do erro na identificação das condições de aprendizagem dos alunos. Ao identificarmos um erro, sua origem e constituição, podemos superá-lo e progredir em direção ao conhecimento. A possibilidade de que o erro possa ser útil, sob o ponto de vista da diagnose e do controle, pressupõe escolha adequada e diversificada de instrumentos e métodos de avaliação.

Há uma fala antiga, do tempo de nossas avós, mas que permanece verdadeiro: só erra quem está tentando acertar. E é essa tentativa que deve ser valorada como espaço de aprendizagens, potencialidades e crescimento pessoal e coletivo. Dessa forma, o erro nos conduz ao aprendizado, ao enriquecimento e se estamos crescendo, não há motivo para condenação, punição ou vergonha.

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Posted by Sandra Mara Bessa Professora
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Gestora de projetos e especialista em Educação
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