Ser mãe pode ser uma das experiências mais gratificantes da vida, mas também pode ser uma das mais desafiadoras. As mães enfrentam uma infinidade de responsabilidades, desde cuidar dos filhos até administrar o trabalho e manter relacionamentos saudáveis. A terapeuta de inteligência emocional Adriana Amaral compartilha estratégias eficazes para ajudar as mamães a lidarem com as demandas da maternidade.
De acordo com Adriana Amaral, muitas mães enfrentam o desafio de equilibrar as demandas da maternidade com outras responsabilidades, como trabalho e relacionamento conjugal. Para lidar com essa questão, é importante estabelecer limites claros e prioridades. As mães devem aprender a dizer “Não” quando necessário e delegar tarefas sempre que possível. Além disso, é fundamental ter uma rede de apoio confiável, seja por meio de familiares, amigos ou cuidadores profissionais.
Vamos contar também um pouco da história de Emilly Gomes, que teve sua primeira filha com apenas 18 anos. Ela decidiu então iniciar o curso de Pedagogia, optando por uma modalidade de ensino à distância. Mas ela confessa que não foi uma tarefa fácil. “Muitas são as cobranças e julgamentos em cima de nós mães, até nós costumamos nos questionar se estamos fazendo o melhor para os nossos filhos, dói o fato de não termos respostas para tudo”, relata.
Para Emilly, a maternidade gera muitas dúvidas e incertezas, essa falta de respostas pode pesar muito. “Nunca ter a certeza se está dando de mais ou de menos, isso tudo pesa muito na maternidade”, diz.
Praticar a autocompaixão
Outro desafio enfrentado pelas mães é a pressão para serem “mães perfeitas”. Segundo a Adriana Amaral, para lidar com a culpa e a pressão, é importante que as mães aceitem que não são perfeitas e que está tudo bem em cometer erros. É fundamental aprender a ser gentil consigo mesma, praticar a autocompaixão e buscar apoio.
Segundo a Terapeuta, a criação de filhos pode ser muito estressante e muitas vezes gerar ansiedade. Para lidar com esses sentimentos, é importante que as mães encontrem maneiras de gerenciar o estresse, como por meio da meditação, exercícios físicos, terapia ou outras atividades relaxantes. Também é importante criar rotinas saudáveis, estabelecer limites claros e buscar apoio emocional sempre que necessário.
Conectar emocionalmente
Em um mundo cada vez mais digital e distraído, é importante que as mães encontrem maneiras de se conectarem emocionalmente com seus filhos. De acordo com Adriana, isso pode ser feito por meio de atividades compartilhadas como jogos de tabuleiro, leitura de livros ou caminhadas ao ar livre. Também é importante que as mães estejam presentes e disponíveis emocionalmente para seus filhos, o que pode ser feito por meio da comunicação aberta, do apoio emocional e do amor incondicional.
Adriana ressalta a importância das mães cuidarem de si mesmas. Equilibrar as necessidades pessoais com as necessidades da família pode ser um desafio para muitas. Para lidar com essa questão, é importante que as mães sejam claras sobre suas próprias necessidades e sejam honestas sobre como elas afetam sua capacidade de cuidar dos filhos e da família em geral.
Ser mãe pode ser uma experiência maravilhosa, mas também pode ser uma das mais desafiadoras da vida. Segundo Emily, ela encontra conforto ao olhar para sua filha brincando, saudável e feliz. “Vejo que estou no caminho certo e que todo o esforço vale a pena”, conclui.