Conheça algumas frutas da nossa região que são importantes aliadas da saúde

O cerrado é rico em biodiversidade e possui uma enorme variedade de frutas nativas com excelente valor nutricional

Simone Dias
Por Simone Dias  - Nutrição 3 Min Leitura
3 Min Leitura
Dentre as frutas típicas do cerrado, podemos destacar o pequi, a cagaita, o jatobá, o buriti e o araticumImagem: Álvaro Henrique / Ascom SEDF

Nesta semana, celebramos duas importantes datas do nosso calendário: o aniversário de Brasília e o feriado de Tiradentes. E como boa nascida e criada aqui em Brasília, eu não podia deixar de trazer algumas curiosidades sobre alguns alimentos típicos do bioma da nossa capital. O cerrado é rico em biodiversidade e possui uma enorme variedade de frutas nativas com excelente valor nutricional. Essas frutas são importantes fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, além de fornecerem fibras e carboidratos de baixo índice glicêmico.

Dentre as frutas típicas do cerrado, por exemplo, podemos destacar o pequi, a cagaita, o jatobá, o buriti e o araticum. Já ouviu falar em alguma delas? O pequi, por exemplo, é rico em vitamina A e E, além de conter ômega-9. Já a cagaita, que visualmente parece muito uma pitanga, é uma importante fonte de vitamina C, ferro e cálcio. O buriti também é rico em vitamina A e possui propriedades anti-inflamatórias que são importantes aliados da nossa saúde.

O pequi, por exemplo, é rico em vitamina A e E, além de conter ômega-9

Eu, como nutricionista, reforço sempre que o consumo de frutas é importante para a promoção da saúde e prevenção de diversas doenças. As vitaminas A e C, por exemplo, são antioxidantes que protegem as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas, como o câncer e as doenças cardiovasculares.

Além disso, as frutas do cerrado possuem baixo teor de gordura e são ricas em água, o que ajuda na hidratação do corpo. São ideais para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada, e podem ser consumidas in natura, em sucos, sorvetes, geleias, entre outras preparações. As formas de preparo são inúmeras e é o que sempre digo para minhas pacientes: a criatividade na nossa alimentação é uma importante ferramenta quando buscamos o equilíbrio e a diversificação.

Sempre gosto de reforçar a valorização da cultura regional e mostrar que existem formas simples para conquistar esse equilíbrio. Consumir alimentos típicos da nossa região além de contribuir para a preservação da biodiversidade e do meio ambiente, estimula a economia local e valoriza a cultura alimentar do nosso país. Já provaram algumas dessas frutas? Se não, que tal aproveitar o aniversário da nossa cidade para se arriscar em um desses alimentos?

Compartilhe esse Artigo
Posted by Simone Dias Nutrição
seguir
Especialista em comportamento alimentar – Foco ajudar mulheres a entenderem a alimentação como uma grande aliada na saúde e na qualidade de vida.
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights