Hoje em dia, com a quantidade de informações, tarefas e responsabilidades que vivenciamos todos os dias, a alimentação muitas vezes é negligenciada dando espaço a substituições que parecem simples, mas não são nada saudáveis nem para o nosso físico nem para a nossa mente. Por isso o comer consciente, como costumo dizer, é uma prática que está ganhando cada vez mais atenção pelos profissionais de saúde.
A ideia por trás desse conceito é simples, porém difícil de ser colocada em prática nos dias atuais. Em vez de simplesmente nos alimentar por impulso, precisamos prestar atenção em tudo o que está envolvido no ato de comer, desde a escolha dos alimentos até a forma como são preparados e consumidos. Nesse sentido, a atenção plena (mindfulness), um conceito bem comum utilizado na meditação, por exemplo, se mostra um grande aliado para melhorar a nossa relação com as refeições e com os alimentos. Vou explicar melhor.
Durante as refeições, sejam elas grandes, como café da manhã, almoço e jantar, ou pequenos lanches no dia a dia, tendemos a estar sempre distraídos. Seja com trabalho, celular, TV ou tablet e assim, quanto mais distraídos, mais a nossa alimentação vai ficando em segundo plano. Esse é um exemplo simples e que impacta a nossa vida como um todo. Além da ingestão excessiva de alimentos, esse comer sem pensar pode disparar alguns diversos gatilhos mentais bem prejudiciais para a nossa saúde. É aí que a atenção plena entra.
Desligar a TV na hora de se alimentar, deixar o celular de lado por uns minutos e dar pausa no trabalho sem julgamentos ou culpa significa diminuir a quantidade de informações recebidas, silenciar nossa mente tagarela, se permitindo prestar atenção à textura, sabor, cheiro e aparência dos alimentos, bem como à forma como nos sentimos enquanto comemos. Estudos mostram que comer conscientemente pode ajudar não só a manter um peso equilibrado, mas a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a digestão e a absorção de nutrientes, e ainda aumentar a sensação de satisfação com a comida.
Embora simples, essas pequenas atitudes podem ser extremamente difíceis de serem aplicadas no nosso dia a dia, então aqui vai uma dica. Muitas vezes temos problemas simultâneos acontecendo em diversas frentes da nossa vida, e a alimentação permeia essa rotina que pode ser caótica para muitas mulheres. Seja no ônibus, no trabalho, cuidando das crianças, no médico, busque prestar atenção aos alimentos escolhidos para as refeições e ao que é factível de ser feito. Somente a partir da sua realidade será possível encontrar um equilíbrio entre o que é simples e o que é possível