Talvez você possua no seu Guarda-roupas várias calças jeans e provavelmente algumas calças sociais, e isso é ótimo. Mas talvez você ainda pode não ter se deparado com uma calça que é uma peça coringa e bastante versátil que deve fazer parte da sua cartela de calças.
Estou falando da Calça Chino ou Calça de Sarja como também é conhecida. Ela é bastante versátil porque ela consegue transitar entre casualidade, denim – é o tecido, obtido a partir do algodão trançado usado para fazer o jeans – e os mesmos moldes de uma calça de alfaiataria.
A calça chino é disponibilizada em inúmeras cores e se você souber combinar bem poderá usá-la para andar super bem-vestido, seja com uma camiseta básica, camisa social ou até mesmo um blazer.
Basicamente produzida em algodão com um toque macio, a calça chino adere bem ao corpo. Uma das grandes desvantagens dela é não ser tão flexível ou elástica na maioria das vezes. Porém, você consegue encontrar no mercado alguns modelos que possuem bastante elastano, tornando assim a peça mais flexível.
Eu, particularmente, prefiro calças um pouco mais justas, com o caimento bem rente ao corpo e principalmente a boca da barra da calça mais colada ao tornozelo, deixando um pedaço do mesmo à mostra. Mas existem calças chino de vários modelos, desde os mais justos até aos mais soltos.
O ideal é você escolher uma calça do seu gosto e estilo, mas caso não encontre, sempre há uma boa costureira para ajustar a sua calça tradicional, deixando-a, mas ajustada ao seu corpo.