Olá! Neste post quero trazer para vocês um trecho do livro Olhares do Devir que organizei e escrevi um capítulo. Um convite a reflexão sobre ter consciência da vida que vivemos e assim protagonizar nossas próprias jornadas.
Gosto de pensar a vida como uma jornada. Uma jornada cheia de aventuras, encontros, chegadas e partidas, descobertas, aprendizados, propósitos, missões e tudo mais que a beleza da vida pode reservar com seu mistério e movimento.
Tudo aquilo que nos trouxe para esse momento de vida atual foi e é uma grande jornada que começou com o sopro da vida e foi se sustentando na providência divina. Existe uma história, uma narrativa, uma série de acontecimentos que foram se entrelaçando e construindo a minha e a sua jornada.
Uma jornada única e irrepetível, misteriosa e bela! Existe beleza na vida e beleza em ser exatamente quem somos. Seja a vida breve ou longa, simples ou complicada.
Essa grande jornada chamada vida é feita de pequenas jornadas, de ciclos, de fases e tempos que vão se somando e dando significado e movimento. Jornada da infância, da juventude, do adultecer e do envelhecer, cada uma com suas características e razão de ser. Elas trazem um certo ar de universalidade, já que podem estar na vida de todas as pessoas; mas também de singularidade, por trazerem aspectos muito particulares de cada um.
Cada pequena jornada se faz com seu próprio devir, com seu movimento, com seus aprendizados, com a certeza do desabrochar das potencialidades e das transformações.
Dentro dessas pequenas jornadas, também moram outros tipos de jornadas que nascem dos chamados ao aprendizado. Como, por exemplo, a jornada dos relacionamentos, a jornada profissional, a jornada acadêmica, a jornada do desenvolvimento pessoal. São esses chamados ao aprendizado que nos trazem desafios de crescimento e aprimoramento de quem somos e nos faz perceber o que precisamos ao longo do caminho.
Ciclos
Então vamos revisar. A vida é uma grande jornada formada pelas diversas pequenas jornadas que podemos chamar de ciclos do desenvolvimento humano. Tais ciclos guardam e nos convocam a aprendizados e desafios próprios do seu tempo, que vão costurando a beleza de ser e estar no mundo.
Não por obra do acaso, mas numa sinfonia orquestrada pelo Grande Maestro que criou e que sustenta o universo em toda sua sabedoria e abundância. Nesse momento, preciso parar e te perguntar: quais são as jornadas que você vive hoje? Em que fase está? Que ciclo está vivendo? Quais são os temas da sua vida? Quais são os aprendizados e desafios para os quais o universo tem te convocado nesse momento da sua vida?
Reconhecer e declarar as nossas jornadas faz toda diferença, afinal esse é o ponto de partida para um aprendizado consciente e significativo, de olhos abertos, coração conectado e alma desperta, para protagonizar uma história que é sua. Desejo que suas jornadas sejam fecundas e repletas de encontros felizes! Reconhecer e declarar as nossas jornadas faz toda diferença, afinal esse é o ponto de partida para um aprendizado consciente e significativo, de olhos abertos, coração conectado e alma desperta, para protagonizar uma história que é sua.
Desejo que suas jornadas sejam fecundas e repletas de encontros felizes!