Confira linha do tempo da obra do Túnel de Taguatinga

A maior obra viária em construção no DF vai beneficiar 137 mil motoristas por dia quando entregue à população

Redação
Por Redação 4 Min Leitura
4 Min Leitura
Em fase de acabamento, o Túnel de Taguatinga, que recebeu R$ 275,7 milhões de investimentosImagem: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Construir um túnel no meio de Taguatinga é um desafio que o Governo do Distrito Federal (GDF) se comprometeu a fazer para beneficiar 137 mil motoristas e dar uma nova roupagem ao centro da região administrativa. Em julho de 2020 começaram os trabalhos, com a instalação dos tapumes, a retirada dos postes de iluminação e a supressão vegetal, serviços necessários para dar início à construção, estabelecida em agosto com as escavações.

“Em dois anos saímos do absoluto zero, tirando do papel esta obra que muitos acreditavam se tratar de lenda urbana”, afirma o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “O túnel de Taguatinga é a obra mais significativa do corredor oeste. Assim que entrar em funcionamento, promete desafogar o trânsito no centro de Taguatinga”, completa.

Em dois anos saímos do absoluto zero, tirando do papel esta obra que muitos acreditavam se tratar de lenda urbana”Luciano Carvalho, secretário de Obras

Ao longo de dois anos, a obra passou por todas as fases. No primeiro ano, o trabalho se concentrou nas escavações e na concretagem e execução das paredes de diafragma e da mureta guia. Os serviços não pararam mesmo durante a pandemia de covid-19, seguindo todas as recomendações sanitárias.

A partir de 2021, para intensificar os serviços, a obra passou por duas mudanças de turnos: se estendendo das 7h às 22h em maio e com ações noturnas das 21h30 às 7h30, a partir do último mês. O que resultou em novas atividades, como o início da concretagem da laje e a demolição do viaduto da Samdu, além da evolução na escavação e na concretagem das últimas paredes do túnel.

Em 2022, a obra entrou numa etapa acelerada com muitas entregas importantes. A Licença Ambiental Simplificada (LAS) e o plano de segurança foram aprovados. Foi construída a bacia de retenção para captar água da chuva. O grande marco do ano foi o término da escavação dos túneis sul e norte, que permitiram a primeira travessia de carros pela passagem subterrânea feita por empresários de Taguatinga.

Arte: Agência Brasília

Marginal sul do boulevar

Além disso, o Túnel de Taguatinga passou a ter liberações parciais de trânsito de veículos e de pedestres. Foram abertas as circulações nos cruzamentos das avenidas Comercial e Central e da Samdu com a Avenida Principal, além da construção e inauguração da pista marginal sul do boulevard, em direção à EPTG.

“O mais importante para o bom andamento de uma obra é o fluxo simétrico entre a execução dos serviços, as medições e o pagamento desses serviços. Conseguimos alcançar essa simetria com as empresas e a Caixa [Econômica Federal], órgão financiador da obra, de modo que os pagamentos estão em dia e os serviços continuam avançando”, avalia o secretário.

Com investimento de R$ 275,7 milhões, a estrutura vai mudar a circulação no centro de Taguatinga com dois túneis fazendo o trajeto do Plano Piloto em direção a Ceilândia e vice-versa, duas pistas marginais na parte superior, além da pista do BRT que faz parte do chamado corredor Eixo Oeste, que vai ligar desde o Sol Nascente/Pôr do Sol até a área central de Brasília.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights