Em uma disputa apertada, neste domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva é eleito a presidente do Brasil pela 3ª vez. Vencendo no 2º turno, com 50,9% dos votos válidos contra 49,1% de Jair bolsonaro.
Aos 77 anos, o petista será o presidente mais velho a tomar posse, é o 1º na história a se eleger pela 3ª vez.O petista já havia sido eleito presidente duas vezes, em 2002 e 2006, sempre no 2º turno.
Bolsonaro se torna o 1º presidente do Brasil a não ser reeleito, desde quando passou a valer no país. Mesmo perdendo, ele teve uma quantidade de votos expressiva e conseguiu mudar o senário do Senado Federal, elegendo pela primeira vez em 25 anos um novo partido, o PL, com a maior bancada, assim como na Câmara Legislativa, que também serão maioria em 2023. O presidente eleito Luiz Inácio Lula enfrentará oposição tensa no Congresso.
Cumprimentos Nacionais
O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, parabenizou o presidente recém-eleito. Pelas redes sociais, FHC disse que “venceu a democracia, venceu o Brasil!”
Candidato à Presidência no primeiro turno pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes cumprimentou Lula pelas redes sociais. “Desejo ao presidente eleito toda a felicidade na honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro”, disse.
Apoio internacional
O presidente do Chile, Gabriel Boric, também usou o twitter para parabenizar o presidente eleito.
Ao cumprimentar Lula, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau afirmou que “está ansioso para trabalhar” com o futuro presidente.
“O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial para fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!”
O presidente do Panamá, Nito Cortizo, afirmou esperar que os países continuem “trilhando juntos o caminho da amizade e da cooperação em benefício de nossas nações”.
O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, também parabenizou Lula pela vitória, por meio do Twitter: “Parabéns, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela vitória nas eleições! Estamos felizes com a perspectiva de ampliarmos juntos e aprofundarmos ainda mais as relações Brasil-Alemanha”.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou que comemora “a vitória do povo brasileiro” com a eleição de Lula para a Presidência da República. O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que ambos enfrentarão unidos “muitos desafios comuns”.