Uma das pesquisas mais procuradas no Google ultimamente está sendo o segundo turno da Eleição Presidencial 2022, onde o atual Presidente Jair Bolsonaro está em busca da reeleição e do outro lado o ex-presidente Lula, que busca o seu retorno ao governo como Presidente.
O que está chamando as atenções nesta eleição é a forma de propaganda eleitoral, com uma crescente no meio digital, onde os políticos em geral estão investindo alto, chegando a investir na casa de milhões de Reais, em busca de conquistar mais eleitores e seus votos.
No segundo turno, Jair Bolsonaro destinou aproximadamente R$ 17 milhões em anúncios no Google, e Lula destinou cerca de R$ 6,1 milhões na ferramenta. Os candidatos à Presidência da república estão investido pesado em tráfego pago. Em comparação ao primeiro turno, onde Lula tinha gastado R$ 2,5 milhões para impulsionar seus conteúdos, e Bolsonaro, em torno de R$ 530 mil.
O Brasil é o segundo país que mais faz buscas no Google do mundo e um dos mais adeptos a redes sociais. Por isso é tão importante esse investimento no digital nas campanhas eleitorais. Ainda mais numa eleição tão disputada como esta.
Esta eleição está mudando os parâmetros da propaganda eleitoral do nosso país, apostando em novos formatos de comunicação como o meio digital, com seus podcasts, lives, redes sociais. Deixando os meios tradicionais como TV e Radio com menos foco para investimento nas propagandas eleitorais.